Parasitas e ectoparasitas são oportunistas que vivem na pele, no intestino e em qualquer lugar do corpo de seu cão, onde eles possam ganhar uma posição privilegiada. Felizmente, com os excelentes programas de medicina veterinária preventiva disponíveis hoje, os nossos peludos não precisam mais sofrer com os ataques desses inimigos.

Pulgas (ectoparasitas)

As pulgas são a amargura da existência de um cão. Esses minúsculos parasitas fazem o pobrezinho se coçar incansavelmente. E quanto mais ele se coça, mais coceira dá. Essas criaturas irritantes podem causar prurido na pele do animal de duas maneiras diferentes. Primeiro, eles picam a pele em vários pontos e começam a sugar o sangue. Permanecem ali até se satisfazerem, fartando-se do sangue do cão. O pior é que muitas vezes eles picam em áreas onde a pele é fina, sensível, como ao redor das orelhas, na base da cauda e na região da virilha. A picada em si já incomoda o suficiente, porém muitos cães desenvolvem uma reação alérgica à saliva das pulgas, e começam a se coçar insistentemente, mesmo que tenha sido picado por apenas uma pulga. Às vezes, a alergia é tão grave que um cão vai mastigar a si mesmo até que perca grandes chumaços de pelo, produzindo irritação, sangramento no local e estressando o pobre animal.

Se você perceber que seu cão está se coçando vigorosamente ou se mordendo sem parar, fique atento, pois algo está errado. Comece olhando ao redor das orelhas dele, na base da cauda e na barriga. Abra o pelo do animal e veja se encontra algo marrom, ovalado, com cerca de 1 a 2 milímetros de comprimento. Mantenha os olhos bem abertos, porque uma pulga assustada pode saltar rapidamente para o ar e pousar vários centímetros de distância. Normalmente, você não vai ver uma pulga, mas pode ver a sujeira que ela deixa impregnada nos pelos do seu cão. Esta “sujeira” nada mais é do que o excremento que ela deixou, um material preto quebradiço que consiste principalmente de sangue digerido. Você pode identificar a sujeira de pulgas, colocando uma gota de água sobre o local e deixar a sujeira absorver a água por um minuto, depois enxugue com um lenço ou toalha de papel. Se uma mancha avermelhada aparecer no papel é sinal de que, de fato, trata-se de sujeira de pulgas.

Ao identificar uma pulga ou sujeira de pulga, entre logo em ação. A única coisa que vai dar alívio ao seu cão é livrar o corpinho dele e sua casa dessas pragas traquinas. Hoje existem muitos produtos anti-pulgas seguros, não havendo mais nenhuma razão para que seu cão sofra.

Vá a qualquer pet shop e compre o produto adequado ao tamanho de seu cão. Existem produtos em ampolas para ser colocado na nuca do cão e produtos que podem ser pulverizados no pelo dele. Há ainda talcos e coleiras anti-pulgas bastante eficazes. É importante ler atentamente o rótulo desses produtos antes de aplicar no seu cão, pois em alguns animais podem produzir intoxicação e reações alérgicas. O ideal é levar o seu cão a um veterinário para que este lhe dê orientações de como proceder.