Embora seu cão não converse com você em português, é possível interpretar suas intenções e desejos, se você souber ouvir.
A tabela a seguir apresenta alguns dos sons que os cães fazem, proporcionando uma divertida e humorada tradução por trás de cada expressão.
Em geral, um tom baixo indica uma postura mais dominante ou ameaçadora, enquanto um tom alto transmite exatamente o oposto – a insegurança e o medo. Um cão cujo tom varia está emocionalmente em conflito.

Sinal Sonoro O que o cão está querendo dizer Condição/Emoção
Sequências rápidas de três ou quatro latidos com pausas entre eles. “Reúnam-se! Desconfio de que algo errado está acontecendo.” Chamada de alerta, sugerindo mais interesse do alarme na situação.
Latidos rápidos e repetitivos. “Chame a polícia! Alguém está entrando em nosso território!” Típico latido de alarme. O cão fica excitado, mas não ansioso. Inicia-se com a aproximação de estranhos ou ocorrência de um acontecimento imprevisto.
Latidos contínuos (um pouco mais lento e espaçado) “Um intruso está muito próximo. Preparem-se para se defender!” Uma forma mais preocupada do latido de alarme, que detecta ameaça iminente.
Uma longa sequência de latidos solitários com pausa entre cada um “Eu estou sozinho e preciso de companhia. Tem alguém aí?” Geralmente desencadeado pelo isolamento social ou confinamento.
Um ou dois latidos curtos e afiados. “Ei, estou vendo você.” Saudação típica ou sinal de reconhecimento. Iniciada com a chegada ou visão de uma pessoa familiar.
Choramingar macio “Me machuquei. Estou muito assustado.” Um som passivo e submisso de medo. Ocorre com adultos e filhotes.
Uivo acompanhado de bocejo (por exemplo, um ofegante “hooooooo-ah-hooooo”). “Estou animado. Vamos brincar. Isso é legal!” Sinais de excitação e prazer quando algo que o cão gosta está prestes a acontecer.
Um único grito (pode soar como um curto latido agudo) “Ouch!” Resposta a uma dor súbita e inesperada.
Série de gritos “Estou realmente com medo. Eu me rendo!” Uma resposta ativa ao medo e à dor, geralmente dado quando o cão está fugindo de uma briga ou um encontro doloroso.
Gritando (pode soar como uma criança com dor, combinado com um grito prolongado) “Socorro! Acho que estou morrendo!” Um sinal de dor e pânico de um cão que está com medo.
Suspiros “Estou contente e vou ficar aqui por algum tempo.” Um sinal emocional simples que termina uma ação. Se a ação foi gratificante, ele sinaliza contentamento. Caso contrário, ele sinaliza um fim de esforço.
Um único e curto latido agudo. “Pare com isso! Cai fora!” Aborrecimento quando é despertado de seu sono, por exemplo, ou quando alguém puxa seu pelo.
Latido gaguejado (por exemplo, “ar-Ruff!”) “Vamos jogar”. Geralmente dado com as patas dianteiras apoiadas no chão e as traseiras levantadas como num convite para jogar.