CaoGatoComportMuitas pessoas pensam que cães e gatos não podem viver pacificamente juntos. Embora alguém já tenha cunhado a frase “brigam como cães e gatos”, essa não é uma afirmativa verdadeira. Tudo bem que alguns cães e gatos não conseguem ser bons companheiros. Afinal, são dois animais diferentes, com duas diferentes personalidades que necessariamente não se misturam. No entanto, sob certas condições, muitos cães e gatos podem conviver em perfeita harmonia.

A maioria dos gatos pode coexistir com um cão se ambos tiverem um tempo para se conhecerem confortavelmente. Se um filhote de cão e gato são criados juntos, eles geralmente vão aprender a se tolerar com maior rapidez, e alguns crescem como amigos de verdade, brincando e dormindo juntos. No entanto, se um cão já é um membro estabelecido na família e um gato vem se juntar a eles, algumas precauções devem ser tomadas.

Quando for introduzir o cão ao gato, certifique-se de que o gato esteja no mesmo nível dos olhos do cão. É normal que um cão fique curioso ao ver o gato e tente cheirá-lo para saber do que se trata. Se o gato não se assustar, isso pode ser o início de uma grande amizade. Mas se o bichano se invocar e lhe der uma arranhada no focinho, o cão poderá passar a hostilizá-lo. Por isso, você deve manter um controle firme sobre os animais, fazendo com que eles se sintam mais confortáveis e proporcionar-lhes uma sensação de segurança.

Comece apresentando o gato sem estresse, e mantenha o cão na guia. Dê-lhe petiscos para que ele associe o gato a uma coisa legal. Depois de algum tempo solte a guia e observe como eles se comportam. Provavelmente não haverá problemas, mas se houver, pegue a guia e repreenda o cão se ele tentar avançar. Puxe levemente para ele não ficar com raiva do gato. Se um dos animais parecer um tanto agressivo ou assustado, retire imediatamente o gato e tente mais tarde. Você não quer forçar a situação, empurrando-os antes que eles estejam prontos, pois isso só vai piorar a situação, não é mesmo? Se você se dedicar alguns minutos, várias vezes por dia, deixando o cão e o gato juntos e supervisioná-los cuidadosamente, em breve perceberá que eles começarão a sentir mais relaxados um ao lado do outro.

Jamais deixe um cão e um gato sozinhos até ter certeza de que eles estão se dando bem. Se você ir embora enquanto eles ainda estão se conhecendo, poderá se arrepender quando voltar. O gato ou cachorro poderá estar arranhado ou mordido. Ainda que não haja ferimentos visíveis, uma interação não supervisionada poderá causar traumas no animal, fazendo com que ele tenha medo de outros animais para o resto de sua vida.