Quantas vezes já ouvimos alguém dizer: “quero um cão da mesma raça que o do meu amigo. Ele tem um temperamento maravilhoso”. Embora o potencial genético seja importante, o tipo de cão que seu filhote se tornará vai depender, em grande parte, da maneira que você o socializar.

Os filhotes são capazes de aprender desde a mais tenra idade e, como as crianças, eles formam impressões duradouras, tendências e hábitos durante esse período. Esses serão fatores chaves na formação de sua personalidade e temperamento como adulto. Um filhote de cachorro que está exposto a uma variedade de paisagens, sons e experiências durante esse período inicial será mais propenso a desenvolver habilidades de socialização adequadas e tornar-se um cão feliz e bem-comportado.

Em geral, as habilidades de socialização são aprendidas quando um filhote tem entre 8 e 16 semanas de idade. Se você não for diligente em expor o seu cachorro para novas pessoas e lugares durante esse tempo, ele poderá sofrer, a longo prazo. Assim, se seu cachorro já tem 8 semanas de idade e está devidamente vacinado, o processo de socialização já pode começar.

Uma maneira simples de começar é levá-lo para um passeio. Se as ruas de seu bairro forem especialmente barulhentas devido ao trânsito, leve-o a um parque. É importante que o ambiente para a sua primeira socialização seja divertido, seguro e livre de estresse. Assim, seu cachorro se sentirá confortável para cheirar, explorar e interagir. Ao começar uma caminhada juntos, você pode expô-lo a uma grande variedade de pessoas, animais e outras coisas ao mesmo tempo.

Quando outras pessoas demonstrarem interesse em seu cão, deixe que elas o acariciem para que ele possa se acostumar com diferentes toques e cheiros. Também é uma boa ideia levar alguns petiscos extras e permitir que algumas pessoas que você encontrar pelo caminho alimente o seu cão. Isso ajudará a livrá-lo de qualquer medo de estranhos. Quando o seu filhote estiver nariz a nariz com outro cão pela primeira vez, mantenha os dois na coleira e faça a introdução lenta e cuidadosamente.

Durante a socialização precoce, o seu cachorro também deve ter a chance de ouvir sons diferentes, tais como o tilintar de chaves, bater de palmas, e cheirar diferentes aromas, como grama, sujeira e outros cães. Ele também deve ser exposto a uma variedade de atrações, como as pessoas usando óculos escuros ou bonés, latas de lixo e carros em movimento. Toda exposição é boa para o seu cachorro durante esse período de formação, para ajudar a aliviar seus medos e garantir sua comodidade em praticamente qualquer situação.

Mantenha o seu filhote em uma coleira durante toda a caminhada, e durante outras atividades de socialização. Isso permitirá mantê-lo perto de você e protegê-lo, se necessário, além de ele se sentir mais seguro. Também é importante não mimar o seu cão diante de um comportamento temeroso. Se você perceber que ele está com medo em uma situação particular, procure modificar essa situação até que ele se sinta mais confiante. Por exemplo, se ele está com medo quando cercado por um grupo de crianças, tente limitar seu contato com apenas uma criança de cada vez. Desse modo, ele ficará mais confiante.

Socializar o seu filhote pode ser demorado, mas vale muito a pena no final. Com um pouco de dedicação e paciência no início, o seu filhote se tornará um cão bem-educado estiver mais velho.