Treinar um filhote de cachorro a não pular em cima de você quando estiver chegando em casa, exige disciplina – de você.

Em primeiro lugar, é preciso entender por que um cachorro tem mania de pular em cima de nós. O contato visual é o principal método da comunicação canina. Nossos olhos estão acima dos olhos dele, então para nos cumprimentar corretamente, ele entende que precisa saltar à altura de nossos olhos. A primeira vez que isso acontece, geralmente achamos uma graça. Mas… depois de muitos saltos, já não achamos tão engraçado assim e o empurramos para longe. O problema é que para um cão, o ato de empurrar significa um jogo de confronto. Então, ele começa a saltar ainda mais alto. E, nós, desesperadamente, tentamos agarrar as patas dele e gritar “não” – tudo ao mesmo tempo. Isso faz seu cão pensar que saltar é muito divertido.

Cães que saltam precisam aprender o que chamamos de regra de quatro patas, ou seja, eles não vão receber qualquer atenção de nossa parte até que todas as quatro patas estejam devidamente no chão.

Por isso, a melhor maneira de resolver o problema do salto quando você chegar em casa, é ignorar o seu filhote. Experimente fazer isso por uma semana.

Mas, não se entregue!

• Chegue em casa e ignore seu cão até que ele desista da brincadeira de pular.

• Mantenha um cesto de brinquedos barulhentos perto da porta. Quando você entrar, atire um brinquedo no chão a fim de redirecionar a energia do seu cão.

• Se o seu cão está preso, não o solte até que ele esteja calmo.

Se seu filhote é um saltador incorrigível, tente duas opções: pegue um pulverizador de plantas e encha-o com uma mistura de 50% de água e 50% de vinagre e borrife nele toda vez que ele saltar. Isso fará com que ele se acalme.

Lembre-se: Consistência é a chave. Se um membro da família segue o programa, mas os outros incentivam o cão a saltar, ele vai pular e testar todas as visitas que vêm a sua casa.

Você aprenderá outras maneiras de corrigir esse problema, lendo o livro 4 da série O Prazer de Ter um Cão – Educando seu Cão Amigo.

Boa sorte!