Quando nossos amigos peludos decidem estragar móveis e objetos como se fossem genuínos roedores é uma situação bem desagradável não é mesmo? Para corrigir isso é preciso entender o problema primeiro.

Os cães conseguem fazer um estrago e tanto em móveis, paredes e objetos. Quem tem ou já teve um roedor dentro de casa sabe o que estou dizendo.

Há vários motivos para que eles façam isso e antes que você o coloque para fora, é importante saber as causas.

 . Cães filhotes que estão trocando os dentes têm o hábito de morder tudo o que encontram pela frente. É como se estivessem conhecendo o mundo pela boca.  Na verdade, eles fazem isso como uma forma de aliviar a coceira nas gengivas. Para resolver o problema, dê-lhe brinquedos macios para roer, apropriados para filhotes, deixando sempre 2 ou 3 tipos de brinquedos diferentes para o seu bichinho!

. Eles também gostam de explorar o ambiente onde vivem. A primeira medida para evitar maiores estragos, é impedir o acesso dele por toda a casa. Coloque-o dentro de um cercadinho e vá soltando-o para conhecer novos cômodos aos poucos.  Isso impede que ele se veja em um ambiente vasto e inteiramente novo e queira explorá-lo todo de uma vez. Vá aumentando a área de acesso à medida que ele começa a controlar a excitação com o novo ambiente. Para deixar o filhote sozinho em casa por períodos mais longos, o cercadinho não é recomendável, porque ele não terá espaço suficiente para urinar e defecar ali dentro. O ideal é deixá-lo numa área de serviço ou então na cozinha com bastante brinquedos para ele morder e se distrair.

Infelizmente, nem todos os filhotes param de roer quando crescem. E para ser honesta, os piores roedores são jovens cães adultos. Alguns deles demoram até 2 ou 3 anos para se acalmarem.

E cães adultos que continuam a roer, geralmente tem uma boa razão por trás disso.


Cachorro ansioso

Cães ansiosos podem roer objetos para se aliviar. A ansiedade pode ocorrer quando você sai de casa deixando-o sozinho, em situações barulhentas tempestades, fogos de artifício e rojões.

Muitos cães ficam aflitos quando o dono sai sem eles. É importante acostumar seu cão a passar momentos sozinho desde quando ainda é um filhote. Procure levá-lo para passear sempre que possível e brinque com ele diversas vezes ao dia. Lembre-se de que um cão que não se exercita pode acabar descontando sua energia em móveis e objetos!

Se você sabe que seu cão tem medo de trovão e fogos de artifício, pode ser útil ficar com ele e acariciá-lo, acalmando-o sempre que uma situação barulhenta acontecer.

Mesmo assim, muitas vezes o problema é difícil de ser tratado e pode ser interessante contatar o seu veterinário para verificar algum programa de treinamento que ajude a resolver o problema da ansiedade.