DogFoodLookRTal como nas pessoas, a incidência de alergia em cães parece estar aumentando. Enquanto os sintomas dos seres humanos alérgicos normalmente são espirros, chiados no peito ou até mesmo dificuldades respiratórias graves, as reações alérgicas dos animais são caracterizadas por problemas de pele, agravados principalmente pela coceira e pruridos. Uma alergia muito comum em cães é a alergia alimentar. Hoje vamos falar um pouquinho sobre essa doença que acomete cada vez mais os nossos amiguinhos de estimação.

 

Causas e sintomas

A alergia alimentar é uma reação alérgica a um ou mais ingredientes na comida de um cão. Os alérgenos mais comuns são de carne e produtos lácteos, cereais (trigo, milho, soja), frango e ovos. A causa exata de uma alergia alimentar não é conhecida. Talvez uma mudança no sistema imunológico do animal faça com que certos ingredientes sejam entendidos como “estrangeiros”, iniciando mecanismos inflamatórios para combater a percepção do “intruso”.

Os sintomas mais comuns de uma alergia alimentar são coceiras, lambidas insistentes e mastigação do local. Otite externa (infecção do ouvido), juntamente com outros problemas de pele também são comuns em conjunto com a hipersensibilidade alimentar. Alguns animais podem ter diarreia e outros problemas digestivos. Os sintomas aparecem em qualquer idade, seja para um cão que tenha começado uma nova dieta ou um cão que esteja comendo a mesma comida a vários anos.

 

Como é diagnosticada a alergia alimentar?

A única maneira eficaz para o veterinário diagnosticar uma alergia alimentar é colocar o seu cão em uma dieta hipoalergênica ou dieta de exclusão por um período mínimo de 8 a12 semanas. A dieta hipoalergênica consiste de ingredientes que o animal não tenha comido anteriormente. Nela são acrescentadas proteínas que comumente não são encontradas em comidas caninas, como por exemplo, peixe, pato, veado. Uma dieta de exclusão pode incluir comida caseira ou prescrição de produtos comerciais hipoalergênicos.

Se o seu cão tiver alergia alimentar, deve ocorrer uma significativa redução nos sintomas após o período recomendado para a dieta de exclusão. Para identificar todos os alimentos que causam alergia, o veterinário recomendará a adição de um único ingrediente que o seu cão comia antes a cada 1ou 2 semanas, enquanto observa a recorrência ou piora dos sintomas. Se isso acontecer, o veterinário recomendará a remoção definitiva do ingrediente da dieta do seu cão.

 

Como a alergia alimentar é tratada?

A melhor maneira de tratar a alergia alimentar é monitorar cuidadosamente a dieta de seu cão, a fim de evitar crises. Em casos raros, o veterinário também pode prescrever anti-histamínicos e corticosteróides.